terça-feira, 30 de agosto de 2011

O melhor Tablet para Leitura de E-books (Livros Eletrônicos): Samsung Galaxy Tab 7"

Nos últimos dias andei pesquisando sobre vários Tablets e finalmente cheguei à conclusão de qual deles é a melhor escolha no tocante a preço, recursos, e principalmente, facilidade de transporte e manuseio: Samsung Galaxy Tab 7" Wifi (sem 3G/TV). Razões? Veja abaixo:



- É leve: para quem quer um tablet principalmente para leitura de livros eletrônicos (meu caso), o peso conta muito. Obs.: Enquanto o Galaxy Tab pesa 379 gramas, o Ipad2, por exemplo, pesa 730(!);

- É pequeno: possui tela de apenas 7 polegadas, o que permite um fácil manuseio (uma mão só é suficiente para segurá-lo), e um fácil transporte (cabe no bolso e é muito discreto);

- É barato: em torno de 750 reais, enquanto os demais concorrentes custam geralmente o dobro do preço (ou até mais!); Obs.: a versão do Galaxy com 3G+TV custa quase 1.400 reais!

- Teclado Swype: pesquise sobre e descobrirá a razão do meu sorriso*;

- Inúmeras funções: despertador, mp3 player, vídeo player (em alta definição!), webcam, navegador de Internet, jogos, etc, etc, etc;

Desvantagens:

- Android** 2.2: há como rodar a 3.0 (Honeycomb) por meio de hack;

- Não possui 3G: configurar o celular como Access Point resolve esse problema;

- Não possui TV Digital/Analógica: eu não gosto de TV, mesmo; :)

IMPORTANTE ->>>> Minha escolha é totalmente embasada em uma finalidade: quero um tablet para LEITURA DE LIVROS DIGITAIS (e esporádico acesso à Internet). Por isso não escolhi nenhum dos tablets de 10 polegadas (Xoom, Asus Transformer/Slider, IPAD2, etc): testei cada um deles e em poucos minutos de leitura meus braços e mãos ficaram extremamente cansados (além de serem muito grandes e pesados para transportar [e CAROS***, também, claro]).

Obs.: Em breve a Samsung deve liberar o Galaxy Tab de 8.9 polegadas, já com o Android 3.1. Clique aqui para manifestar seu interesse em receber informações sobre o lançamento desse produto. Obs.: Na IFA 2011 foi apresentado o modelo de 7.7", com Android 3.2 e processador Dual Core 1.4Ghz!

Obs.²: Os tablets ainda não sabem exatamente o que "querem ser quando crescer", por isso escolhi, por precaução, o Galaxy Tab 7" Wifi, mesmo com uma versão antiga do Android. A grande verdade é que alguns fabricantes estão migrando recursos dos note/netbooks para os tablets, fazendo-os ficarem maiores, mais pesados e destruindo suas melhores características: a do fácil manuseio e do fácil transporte;

* Clique aqui para ver um acessório super útil para o Galaxy;

** Android? É o sistema operacional criado pela Google originariamente para Smartphones, porém em uso também nos Tablets. Atualmente encontra-se na versão 3.1 (própria para Tablets), e em breve chegará a uma versão genérica (desenhada tanto para smartphones quanto tablets). Obs.: As versões abaixo de 3.0 estão fadadas ao esquecimento;

*** Falando em preço, para quem quer ler livros digitais dispensando vários dos recursos inerentes aos tablets, a melhor escolha é o Kindle, da Amazon (que onera menos a visão, por sinal). E para quem quer um tablet mais barato, a escolha seria o Kyros, da Coby. PS.: Outro modelo de baixo custo, com vários recursos presentes no Galaxy Tab, é o Dropad A8T.

---
(VÍDEO)Samsung Galaxy Tab: Primeiras impressões


(VÍDEO)Samsung Galaxy Tab: Outras impressões




20 comentários:

  1. Era a crítica(review) que eu estava precisando ler. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Groh. Obrigado pelo comentário e por ter gostado do post. Abraço. :)

      Excluir
  2. Acho que uma outra vantagem passada despecebida é a duração da bateria, que em viagens e aulas contam bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hugo. Concordo! Abraço e obrigado pelo ótimo comentário.

      Excluir
  3. Prezado Cleórbete,

    Excelente artigo. Você pode gentilmente me tirar uma dúvida; irei supor que sim.

    Esse SamSung Galaxi Tab 7 ler arquivos pdf e word!? Caso não leia sabe me orientar para qual versão de tablet possui essa versão!?

    Agradeço-lhe a atenção, desculpe tomar seu tempo.

    Att.
    Fabricio Bastos
    Email: fabriciojhs@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabrício.

      De forma alguma incomoda. Desculpe a demora em responder seu e-mail. Veja os vídeos abaixo, de minha autoria, e com certeza tirará suas dúvidas:

      Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=q5hDI_pkqUc
      Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=PsL822kHNAk

      Abraço,

      Excluir
  4. Gostaria de saber o seguinte:

    Com relação a compra desses livros digitais, como você as faz? A Book Store é boa? Os livros são em português ou inglês?

    Enifm, faltou esse tipo de info! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, boa tarde. Muitas lojas virtuais, como o Submarino, Saraiva, etc, já possuem versões digitais de muitos títulos. Outra maneira é você copiar seus livros em PDF para o Tablet. Abraço.

      Excluir
  5. Legal cara... eu estava na dúvida e agora tenho certeza.
    Cara... a leitura de textos em pdf também é boa?
    É fácil transportar arquivos de um computador para ele?

    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joneriano.

      Fico feliz que eu tenha ajudado em sua escolha. A leitura de PDF's é perfeita, muito embora eu sempre converta os PDF's para EPUB antes de usá-los. E sim, é fácil o transporte de arquivos para o Galaxy Tab: basta plugá-lo via USB e usá-lo como um pendrive tradicional.

      Qualquer dúvida, entre em contato novamente.

      Abraço,

      Excluir
  6. Definitivamente gostei do texto. Tinha muitas duvidas em qual modelo adquirir, ai resolvi digitar o obvio na pesquisa, melhor tablet para leitura e praticidade, pois é o que quero. Foi ai que achei seu site. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, que bom que gostou. Fico feliz em ter ajudado em sua escolha. Abraço.

      Excluir
  7. Olá,Cleórbete. Meu nome é Carlos, de Brasília, e acabei de comprar um Galaxy 7", e amei-o, quase tive um ataque de emoção ao carregá-lo. Eu li seu texto e adorei saber que fiz a escolha certa, adoro ler, já li mais de 22 livros esse ano, usava ou o celular (pobre de meus olhos) ou o iPad, o primeiro lançado (dessa vez pobre de meus braços,rs), um verdadeiro tijolo. Até postei seu blog no meu Facebook, se me permite, para incentivar amigos a ler ebooks e, de preferência, nesse gadget muito legal. Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos. Fique à vontade para manifestar seu apreço pela tecnologia e pelo conhecimento. Fiquei feliz em saber que ajudei em sua escolha. Sempre que quiser, entre em contato. Abraço forte.

      Excluir
  8. adorei o post,estou querendo um tablet mais para leitura de livros digitais e adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauce, obrigado pelo comentário. Precisando trocar conhecimentos, avise. Abraço. :)

      Excluir
  9. Olá, gostei da alternativa do Kindle... A venda no Brasil seria por onde??

    ResponderExcluir