segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cursos e Certificações de Segurança da Informação

Não é novidade que a demanda por esse nicho de conhecimento está em franca ascenção, razão suficiente para que qualquer pesquisa no Google resulte em inúmeras ofertas nacionais e internacionais de cursos sem/com certificados, pós-graduações e outros. Por consequência, várias são as perguntas que surgem, as quais tentarei responder.


CURSOS MAIS ATUAIS

O foco aqui é falar sobre cursos, porém não posso me esquivar de afirmar que são outras fontes que realmente oferecem 'atualidade' no tocante à Segurança da Informação, como fóruns, artigos, livros, etc. Enfim, iniciação/atualização em cursos é o ideal, mas para manter-se à frente, leituras devem ser cotidianamente feitas. Obs.: Sem prejuízo de participação em seminários, congressos e congêneres.

CERTIFICAÇÕES

CCSP - Cisco Certified Security Professional


É o programa de treinamento e certificação da CISCO voltado para profissionais de redes de computadores responsáveis pela segurança de roteadores, switches, dispositivos de rede e appliances.
Link: https://learningnetwork.cisco.com/community/certifications/ccsp

CEH – Certified Ethical Hacker

É o programa de treinamento e certificação mantido pelo ECCouncil (www.eccouncil.org). Distribuído em 19 módulos (Introduction to Ethical Hacking, Footprinting and Reconnaissance, Scanning Networks, Enumeration, System Hacking, Trojans and Backdoors, Viruses and Worms, Sniffers, entre outros), é atualizado de tempos em tempos (a versão atual é a 8).
Link: http://www.eccouncil.org/courses/certified_ethical_hacker.aspx


CompTIA Security+

É uma certificação internacional que valida competências profissionais em Segurança de redes, Segurança operacional, Ameaças e Vulnerabilidades, Segurança em aplicações, dados e servidores, controles de acesso, gerencimento de identidade e criptografia.
Link: http://certification.comptia.org/getCertified/certifications/security.aspx

MCSO – Modulo Certified Security Officer

É um programa nacional de treinamento e certificação da Módulo, que atesta conhecimentos em Segurança da Informação e Gestão de Riscos.
Link: http://www.modulo.com.br/educacao/certificacoes

Outras


CURSOS


GRADUAÇÃO e PÓS



OPINIÃO

Só ouso falar dos cursos que eu tenha participado (ou esteja participando), caso dos cursos do ECCouncil (CEH, por exemplo), da pós-graduação da ULT, e dos cursos da Clavis, da Com Êxito, e da Training Tecnologia.

CEH

O curso é caro (como a maioria) e muito 'corrido'. Porém, mesmo sabendo disso, cursei e foi bastante proveitoso, pois o material é bem amplo e serve de norte para estudos outros. Reclamação: a maioria das ferramentas utilizadas é Windows, muito embora o professor tenha complementado nossos estudos com o Backtrack (entre outros).

Clavis

Os cursos que fiz foram muito proveitosos (todos à distância), e nada tenho que desabone a qualidade do que foi ministrado e seus respectivos instrutores. Recomendo.

Com Êxito

Não sou muito fã de cursos EAD, pois sinto-me mais motivado em cursos presenciais, e os treinamentos oferecidos por essa empresa não fogem da regra: são teóricos e pecam por não oferecer conteúdo prático. Evidentemente que teoria sempre é bem-vinda e proveitosa.

ULT (Pós-graduação)

Essa pós-graduação explora o que há de tradicional na literatura também tradicional disponível no mercado, ou seja, se o que você procura é aprofundamento em segurança, não vejo razões para pagar uma pós. Eu, confesso, faço a mesma para validação social/profissional por meio do diploma, pois trabalho na área (de segurança) há algum tempo e currículo conta muito nesse ínterim.

Training Tecnologia

O curso que falo, em específico, é o "Hackers for Security", que abarca vários dos itens presentes no CEH. O grande trunfo desse treinamento é a parte prática, que complementa a teoria previamente exigida para o mesmo.

CONCLUSÃO

Mediante o exposto espero ter ajudado na tarefa árdua de escolher onde investir dinheiro e ter como retorno conhecimento de qualidade. Estou, como todos, aprendendo dia após dia, e para finalizar este breve ensaio lanço mão de uma frase que gosto muito, dita por um grande amigo, o Sr. Akio Valente Wakiyama: "Treinamento difícil, combate fácil."

Obs.: Em breve farei cursos do <clique_aqui> e da <clique_aqui>.

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário